A Equatorial Goiás informou, por meio de nota, que a poda de árvores localizadas em vias públicas é de responsabilidade das prefeituras. Já em áreas particulares, a obrigação é do morador ou proprietário do imóvel. Segundo a concessionária, mesmo não sendo a responsável direta, a empresa realiza ações preventivas e corretivas na rede elétrica, seguindo critérios técnicos e de segurança, com o objetivo de evitar riscos e garantir a continuidade do fornecimento de energia.
A empresa afirma que possui autorizações dos órgãos ambientais competentes e que as atividades de manejo de vegetação próximas à rede são executadas por equipes próprias e parceiras treinadas para esse fim.
A Equatorial também declarou ter tomado conhecimento da ação realizada pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia no domingo (4/1), que resultou na apreensão de caminhões da concessionária. Segundo a empresa, o caso está sendo avaliado internamente, dentro de suas atribuições legais e operacionais.
Ainda conforme a nota, as ações de manutenção e gestão de riscos relacionados à vegetação são intensificadas no período chuvoso e seguem normas técnicas e regulatórias do setor elétrico. A concessionária reiterou o compromisso com a legislação ambiental, a segurança da população e a prestação do serviço essencial de distribuição de energia.
Entenda o caso
No último domingo (4/1), a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio de equipes da Semma e GCM, realizou uma operação que resultou na apreensão de caminhões utilizados por equipes a serviço da Equatorial Goiás. A administração municipal apontou possíveis irregularidades em serviços de poda realizados na cidade.
O caso segue em análise pelos órgãos competentes, enquanto a concessionária afirma que atua com autorização ambiental e parâmetros técnicos.
O post Equatorial afirma que atua com autorização ambiental em podas de árvores apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.










