Um fenômeno meteorológico deve causar tempestades severas em Goiás já nos primeiros dias de 2026, de acordo com a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). A formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), prevista para esta segunda-feira (5/1), trará mudanças significativas no tempo em todo o estado.
Conforme boletim do Cimehgo, o fenômeno criará um corredor de umidade que transporta vapor d’água da Amazônia através do Brasil Central até a região Sudeste. Este sistema atmosférico aumentará de forma expressiva a nebulosidade e favorecerá a ocorrência de chuvas frequentes e volumosas nos próximos dias.
Com o cenário de instabilidade, o risco de tempestades é considerado elevado, especialmente com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de ventos fortes.
A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão. Segundo o Cimehgo, o prognóstico semanal indica que o corredor de umidade deve se manter ativo sobre o Brasil Central, favorecendo chuvas persistentes.
O órgão reforça que as informações são baseadas em modelos meteorológicos e análise de imagens de satélite do dia 04/01/2026, às 11h. A população deve acompanhar as atualizações dos avisos meteorológicos.
O fenômeno coloca 190 cidades goianas sob risco potencial para temporais localizados. As previsões apontam para chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que podem ultrapassar os 50 km/h.
Em todas as regiões de Goiás — Norte, Oeste, Leste, Central, Sul e Sudoeste — o padrão do tempo será semelhante: sol intercalado com pancadas de chuvas isoladas. Os volumes de precipitação devem variar entre 30 e 50 mm, com temperaturas máximas entre 30°C e 34°C e elevada umidade do ar.
As áreas mais afetadas são a Norte, Oeste e Leste, com previsão de 50 mm de chuva. Na região Central, a expectativa é de 40 mm; no Sul, 35 mm; e no Sudoeste, 30 mm. As temperaturas variam entre 18°C e 34°C.
Goiânia dispara alerta severo para alagamentos
Em Goiânia, a previsão indica sol com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, que podem ocorrer principalmente a partir da tarde. Há alerta para tempestades localizadas, com risco de chuvas intensas e rajadas de vento.
Confirmando a previsão, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Defesa Civil Municipal, disparou por volta de 15h desta segunda-feira (5/1) vários alertas sonoro de emergência para celulares na capital,, indicando risco de enxurradas e alagamentos em pontos críticos da cidade.
A orientação é que a população busque abrigo seguro e evite deslocamentos, especialmente por essas regiões. Segundo a prefeitura, as equipes do Gabinete de Crise Climática estão nas ruas realizando monitoramento preventivo.
O post Fenômeno meteorológico deixa Goiás em alerta para temporais apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.










