Fenômeno meteorológico deixa Goiás em alerta para temporais

fenomeno-meteorologico-deixa-goias-em-alerta-para-temporais
Fenômeno meteorológico deixa Goiás em alerta para temporais

publicidade

Um fenômeno meteorológico deve causar tempestades severas em Goiás já nos primeiros dias de 2026, de acordo com a previsão do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo). A formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), prevista para esta segunda-feira (5/1), trará mudanças significativas no tempo em todo o estado.

Conforme boletim do Cimehgo, o fenômeno criará um corredor de umidade que transporta vapor d’água da Amazônia através do Brasil Central até a região Sudeste. Este sistema atmosférico aumentará de forma expressiva a nebulosidade e favorecerá a ocorrência de chuvas frequentes e volumosas nos próximos dias.

Com o cenário de instabilidade, o risco de tempestades é considerado elevado, especialmente com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de ventos fortes.

A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuvas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste entre o fim da primavera e o verão. Segundo o Cimehgo, o prognóstico semanal indica que o corredor de umidade deve se manter ativo sobre o Brasil Central, favorecendo chuvas persistentes.

Leia Também:  Caiado quita folha de pagamento dos servidores do estado nesta segunda-feira

O órgão reforça que as informações são baseadas em modelos meteorológicos e análise de imagens de satélite do dia 04/01/2026, às 11h. A população deve acompanhar as atualizações dos avisos meteorológicos.

O fenômeno coloca 190 cidades goianas sob risco potencial para temporais localizados. As previsões apontam para chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos que podem ultrapassar os 50 km/h.

Em todas as regiões de Goiás — Norte, Oeste, Leste, Central, Sul e Sudoeste — o padrão do tempo será semelhante: sol intercalado com pancadas de chuvas isoladas. Os volumes de precipitação devem variar entre 30 e 50 mm, com temperaturas máximas entre 30°C e 34°C e elevada umidade do ar.

As áreas mais afetadas são a Norte, Oeste e Leste, com previsão de 50 mm de chuva. Na região Central, a expectativa é de 40 mm; no Sul, 35 mm; e no Sudoeste, 30 mm. As temperaturas variam entre 18°C e 34°C.

Goiânia dispara alerta severo para alagamentos

Em Goiânia, a previsão indica sol com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, que podem ocorrer principalmente a partir da tarde. Há alerta para tempestades localizadas, com risco de chuvas intensas e rajadas de vento.

Leia Também:  Diego & Victor Hugo animam a segunda noite do Festival do Bem

Confirmando a previsão, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Defesa Civil Municipal, disparou por volta de 15h desta segunda-feira (5/1) vários alertas sonoro de emergência para celulares na capital,, indicando risco de enxurradas e alagamentos em pontos críticos da cidade.

A orientação é que a população busque abrigo seguro e evite deslocamentos, especialmente por essas regiões. Segundo a prefeitura, as equipes do Gabinete de Crise Climática estão nas ruas realizando monitoramento preventivo.

O post Fenômeno meteorológico deixa Goiás em alerta para temporais apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade