Economistas reduzem previsão da inflação e sobem a da Selic para 2026

economistas-reduzem-previsao-da-inflacao-e-sobem-a-da-selic-para-2026
Economistas reduzem previsão da inflação e sobem a da Selic para 2026

publicidade

FERNANDO NARAZAKI
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Os economistas voltaram a reduzir a previsão da inflação para 2025 e 2026, e aumentaram a do PIB (Produto Interno Bruto) e a do dólar para este ano, de acordo com o boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (22).

Os analistas esperam que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) feche o ano a 4,33%, uma diminuição de 0,03 ponto percentual em relação à semana anterior. Foi a sexta semana seguida de queda na perspectiva.

Movimentação em caixa de supermercado em São Paulo Rubens Cavallari – 27.abr.22 Folhapress Interior de loja de roupas com clientes e funcionários em atividade. Pessoas estão em pé e sentadas, algumas experimentando roupas e outras conversando. Ambiente iluminado por luz natural e artificial, com prateleiras e cabides organizados. Piso com padrão geométrico e teto com iluminação embutida. Imagem pequena **** Os especialistas ouvidos pelo Banco Central também reduziram o índice para o próximo ano para 4,06%, contra 4,10% da semana passada, mas mantiveram a previsão para 2027 e 2028 em 3,8% e 3,5%, respectivamente.

Leia Também:  ‘Atestado de ficha limpa’ para políticos, aprovado no Congresso, tem lacunas à espera do TSE

O boletim Focus também indica um aumento para o PIB de 2,25% para 2,26% neste ano, enquanto a expectativa para o próximo ano permaneceu em 1,8%, mas houve uma queda em 2027 de 1,83% para 1,81%.

A recente alta do dólar na semana passada também levou os economistas a elevarem a previsão da cotação da moeda norte-americana para R$ 5,43 neste ano, contra R$ 5,40 da semana passada.

Já a perspectiva para Selic do próximo ano subiu de 12,13% para 12,25% com o mercado cauteloso com corte nos juros após a ata do Copom (Comitê de Política Monetária) do BC, divulgada na terça-feira (16), ter indicado que a estratégia atual de manutenção dos juros a 15% é adequada.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade