Três policiais morrem após explosão de bomba no Paquistão; ataque é o 3º do tipo em três dias

tres-policiais-morrem-apos-explosao-de-bomba-no-paquistao;-ataque-e-o-3o-do-tipo-em-tres-dias
Três policiais morrem após explosão de bomba no Paquistão; ataque é o 3º do tipo em três dias

publicidade

Três policiais morreram após um ataque a bomba contra uma viatura nesta quarta-feira, 3, à beira de uma estrada no noroeste do Paquistão. Esse foi o terceiro ataque desse tipo em três dias.

A explosão ocorreu na cidade de Dera Ismail Khan, na província de Khyber Pakhtunkhwa, perto da fronteira com o Afeganistão, de acordo com o policial Sajjad Khan. Ele afirmou apenas que a investigação está em andamento e não deu mais detalhes.

Nenhum grupo reivindicou a autoria do ataque até o momento, mas o ministro do Interior, Mohsin Naqvi, culpou o braço do Taleban no Paquistão, conhecido como Tehrik-e-Taliban Pakistan (TTP). O grupo é separado, mas aliado ao governo Taleban no Afeganistão, e vem intensificando sua campanha contra as forças de segurança nos últimos anos.

O Paquistão tem registrado um aumento constante da violência militante, aprofundando as tensões com o Afeganistão. Islamabad acusa o TTP de usar o território afegão como refúgio desde a tomada do poder pelo Taleban em 2021 – uma acusação que Cabul nega.

Leia Também:  OpenAI suspende vídeos de Martin Luther King após indignação por deepfakes

O atentado desta quarta-feira ocorreu um dia depois de militantes emboscarem um veículo que transportava um administrador do governo na cidade de Bannu, no noroeste do país O homem foi morto, assim como dois de seus guardas e um pedestre.

Na segunda-feira, dia 1º, um ataque suicida perto de uma viatura na cidade de Lakki Marwat, também na província de Khyber Pakhtunkhwa, matou um policial e deixou outros feridos.

As relações entre Paquistão e Afeganistão ficaram tensas em outubro, depois que o governo liderado pelo Taleban acusou Islamabad de realizar um ataque com drone em Cabul no dia 9 de outubro. Confrontos subsequentes na fronteira resultaram na morte de dezenas de soldados, civis e militantes, até que o Catar mediou um cessar-fogo em 19 de outubro.

A trégua permanece em vigor, embora as recentes negociações entre as partes em Istambul tenham terminado sem avanços.

Estadão Conteúdo.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade