Caiado defende combate ao crime organizado como principal programa social do país

caiado-defende-combate-ao-crime-organizado-como-principal-programa-social-do-pais
Caiado defende combate ao crime organizado como principal programa social do país

publicidade

O governador Ronaldo Caiado afirmou, nesta quarta-feira (12/11), em reunião com outros chefes de Executivo e parlamentares em Brasília, que o enfrentamento à criminalidade é hoje o principal desafio da sociedade brasileira e o caminho mais efetivo para promover verdadeira emancipação social.

O encontro resultou na assinatura do Pacto pela Segurança Pública, entregue ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta. O documento propõe a análise conjunta de três projetos de lei: o PL 5.582/2025 (Antifacção), relatado pelo deputado federal Guilherme Derrite; o PL 125/2022, que aprimora o combate a redes de lavagem de dinheiro e sonegação; e o PL 2.646/2025 (Brasil Mais Seguro), que cria instrumentos de repressão qualificada, responsabilização ampliada e coordenação interfederativa.

Caiado reforçou que o endurecimento das políticas de segurança é essencial para garantir o direito à vida e à liberdade da população:

“A melhor política social que você pode ter hoje para o Brasil é um combate muito duro às organizações criminosas. Isso vai fazer com que o país volte a respirar, não viver mais com medo, nem subjugado ao crime”, disse o governador, citando levantamentos que apontam a segurança pública como prioridade para cerca de 80% dos brasileiros.

Leia Também:  Kremlin insta Zelensky a negociar ‘agora’ ou perder mais território

Foto: Rômullo Carvalho

“Nós estamos vivendo em um país em que, hoje, o programa social mais importante é o combate austero ao crime organizado e às facções”, completou Caiado.

O pacto foi assinado pelos governadores Romeu Zema (MG) e Jorginho Melo (SC), pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, além de parlamentares e senadores. O texto defende que o enfrentamento ao crime organizado seja “abrangente, federativo e pluripartidário”, com base em fundamentos técnicos e institucionais sólidos.

Após a entrega do documento, os governadores se reuniram com Hugo Motta, acompanhados do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela. Segundo eles, é necessário aprofundar o debate das propostas com participação dos estados, da União, do Congresso Nacional e do Judiciário.

O presidente da Câmara afirmou, em publicação nas redes sociais, que “a porta do gabinete está sempre aberta para debater assuntos de interesse do Brasil” e reforçou que “diálogo e conciliação fazem o país avançar com equilíbrio”, disse.

Já o governador Romeu Zema destacou que “ao se combater o crime organizado, resolvem-se também problemas sociais, como a perda de jovens em confrontos”.

Leia Também:  Em volta de viagem de Alckmin à Índia, Lula cita abertura de escritório da Embraer no país

Relator do PL Antifacção, o deputado Guilherme Derrite concluiu: “Nos últimos 40 anos, nunca tivemos uma lei que puna adequadamente criminosos, em especial membros de organizações criminosas. Não podemos perder essa oportunidade para priorizar uma guerra política, é hora de pensar na população que vive sob o domínio do crime”, afirmou.

Foto: Rômullo Carvalho

A articulação entre governadores e o Congresso reforça a tentativa de unificar políticas de segurança pública em nível nacional, com foco na repressão a facções e no fortalecimento da cooperação federativa. O Pacto pela Segurança Pública marca um passo no esforço dos estados por medidas mais integradas, capazes de ampliar a eficiência do enfrentamento ao crime organizado e garantir maior proteção à população.

O post Caiado defende combate ao crime organizado como principal programa social do país apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade