O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), afirmou nesta terça-feira (4/11) que vai se reunir em Brasília com o presidente nacional do União Brasil, Antônio Rueda, para defender que a federação entre seu partido e o Progressistas (PP) não seja oficializada, e adiantou que pedirá a convocação da Executiva Nacional da legenda. A expectativa é que o pedido de criação da federação, já protocolado no Tribunal Superior Eleitoral, seja votado ainda em novembro.
“Amanhã (quarta-feira) terei uma conversa, sim, com o Rueda, para solicitar que realmente a gente analise esse fato e que veja que não tem motivo de dois partidos fortes, referência na política nacional, serem tutelados por um ou pelo outro nos estados da federação”, afirmou o governador, que é pré-candidato à Presidência da República.
Caiado avaliou que a experiência da federação não trouxe benefícios: “Acho que isso realmente foi uma tentativa, mas que não teve bons frutos”, disse, acrescentando que, na fase de implantação, “ela mostrou que ela trouxe mais desgaste do que resultado”.
Ao citar conflitos regionais e a saída de parlamentares, o governador apontou que a federação tem gerado mais problemas do que vantagens: “Estamos vendo crise no Paraná, em Santa Catarina, em São Paulo… Esse processo acaba desgastando mais os partidos e eles saindo até menores do que aquilo que foi o planejamento”, afirmou.
Na reunião com Rueda, prevista para esta quarta-feira (5), Caiado pretende formalizar o pedido de convocação da direção Executiva Nacional do União Brasil, com o objetivo de submeter a questão ao debate interno do partido.
O governador também ressaltou que a situação tem causado desgaste nas bases e nos estados da Federação e fez questão de destacar particularidades locais.
“Não é o caso de Goiás, que eu tenho uma convivência muito respeitosa com o Alexandre Baldy [presidente estadual do PP], e sempre o PP foi nosso aliado, e sei respeitar. Mas é lógico que o PP, ao mesmo tempo, ele não quer ser presidido por outros. O Caiado é o governador do Estado, o presidente da federação… Isso não traz um bom relacionamento, isso aí trouxe muito mais discórdia, trouxe muito mais perda de parlamentar”, avaliou Caiado.
O post Caiado quer fim da federação União Brasil/PP: ‘Trouxe mais discórdia’ apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.












