Um temporal atingiu parte de Goiás entre domingo (2/11) e esta segunda-feira (3), causando estragos em ao menos três cidades. As chuvas fortes vieram acompanhadas de ventania e deixaram prejuízos em Itumbiara e na Região Metropolitana de Goiânia. Apesar dos danos materiais registrados, não houve vítimas feridas.
Em Itumbiara, a ventania lançou telhas e destroços que atingiram fiações e derrubaram cabos elétricos. Os incidentes ocorreram na Avenida Doutor Celso Maeda, em frente ao Supermercado Reis, e na Rua Pedro Alves Cabral, no Bairro Afonso Pena. O teto e parte do muro de uma loja de peças usadas desabaram sobre veículos, enquanto a cobertura de um supermercado não resistiu à força dos ventos.
Em Goiânia e Aparecida de Goiânia, moradores registraram vídeos mostrando ruas alagadas e quedas de energia. Árvores caíram, fachadas foram danificadas e vias precisaram ser interditadas. Na Avenida 2ª Radial, motoristas desviaram de uma grande árvore caída, e na Avenida W-6, em Aparecida, um poste tombou com a força do vento.
O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), alertou a população sobre os perigos através das redes sociais.
“Estamos com pontos críticos nossos fechados. É muito importante que vocês não saiam de casa, se puder parar em algum lugar até que alivie um pouco…Temos diversas árvores caídas, árvores que caíram em cima de rede”, afirmou o prefeito, acrescentando que equipes trabalhavam para remediar os estragos.
Segundo a Comurg, Goiânia registrou 13 ocorrências de quedas de árvores e 19 de queda de galhos
Entre os pontos mais afetados em Goiânia houve alagamentos na Rua 87, no Setor Sul, e na Rua Aracaju, no Parque Amazônia. No Alto da Glória, uma árvore de grande porte interditou a via, enquanto no Anel Viário a parede de um galpão desabou. A fachada do Vapt Vupt da Avenida Mangalô foi totalmente destruída pela força do vento.
Segundo a Comurg, Goiânia registrou 13 ocorrências de quedas de árvores e 19 de queda de galhos. A Equatorial informou que 90% dos clientes afetados já tinham o fornecimento normalizado, mas destacou danos em postes, cabos de energia, cruzetas e transformadores. O Cimehgo registrou volumes expressivos de chuva, com o Setor Perim atingindo 141 mm e outros bairros ultrapassando 100 mm.
O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás orienta que durante períodos de chuva intensa a população evite áreas alagadas, locais com cabos caídos e procure abrigo em locais seguros. Em todos os incidentes registrados, as equipes de energia foram acionadas para isolar as áreas afetadas e eliminar riscos à população.
Previsão indica mais instabilidade nos próximos dias
O tempo deve permanecer instável em Goiás nos próximos dias, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão indica céu nublado com pancadas rápidas de chuva em boa parte do estado. Em Itumbiara, as temperaturas devem variar entre 23°C e 35°C, com risco de novas pancadas no fim da tarde.
O Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) emitiu um alerta na manhã desta segunda-feira (3) para chuvas intensas e tempestades. A previsão é de acumulado de aproximadamente 60 mm por dia. Entre os riscos associados estão rajadas de vento de até 50 km/h, possível queda de granizo, queda de galhos e árvores, alagamentos localizados e descargas elétricas.
Apesar das chuvas, as temperaturas máximas continuam elevadas, mantendo médias acima dos 34°C em todo o estado. O Corpo de Bombeiros reforça que a população deve evitar contato com cabos caídos e não atravessar áreas alagadas. A orientação inclui também atenção à hidratação e exposição ao sol, pois a umidade relativa do ar pode cair para 40% durante o período mais seco do dia.
Defesa Civil emite alerta: risco potencial de tempestade em Goiânia
A Defesa Civil Municipal de Goiânia emitiu alerta laranja para pancadas de chuva nesta segunda-feira (3/11). A previsão de condições climáticas adversas deve se estender por toda a semana na capital. Há formação de áreas de instabilidade com risco potencial de tempestades, acompanhadas de rajadas de vento e descargas elétricas.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), Goiânia terá variação de nebulosidade e pancadas de chuva isoladas nesta segunda-feira (3/11). A temperatura máxima pode atingir 33ºC durante o período de instabilidade climática. As chuvas poderão alcançar até 10,0mm por hora, com rajadas de vento de 50 km/h e eventual ocorrência de granizo.
A Defesa Civil Municipal alerta que essas condições climáticas podem provocar alagamentos e enxurradas em vários pontos da cidade. Os moradores das regiões mais afetadas receberão notificações de emergência diretamente em seus celulares. Equipes da Defesa Civil, Guarda Civil Metropolitana, SET e Seinfra realizam ações preventivas e de monitoramento em diversos locais da capital.
O coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, orienta os motoristas sobre como agir durante as chuvas. Ele recomenda que as pessoas procurem um lugar seguro e aguardem a diminuição da precipitação antes de seguir viagem.
“Os motoristas podem se deparar com vias alagadas, enxurradas de grande energia e força para arrastar veículos e pessoas, sem falar no risco de árvores caírem sobre os veículos”, alerta o coordenador.
Robledo Mendonça reforça o pedido para que as pessoas não estacionem veículos embaixo de árvores durante as tempestades.
“A Defesa Civil Municipal recomenda para não transitar durante as chuvas e tempestades. Se você estiver em um local seguro, permaneça até tudo ficar mais tranquilo”, destaca o coordenador, enfatizando a importância de evitar riscos à integridade física durante os eventos climáticos mais intensos.
O post Chuvas e ventania causam estragos em Itumbiara, Goiânia e Aparecida apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.












