Contribuintes de Aparecida podem quitar débitos sem taxas judiciais até 31 de outubro

contribuintes-de-aparecida-podem-quitar-debitos-sem-taxas-judiciais-ate-31-de-outubro
Contribuintes de Aparecida podem quitar débitos sem taxas judiciais até 31 de outubro

publicidade

Contribuintes de Aparecida de Goiânia com débitos junto ao município têm até o dia 31 de outubro de 2025 para solicitar a gratuidade de justiça e regularizar pendências sem o pagamento de custas judiciais e taxas extrajudiciais. A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura de Aparecida e o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) e faz parte das ações que antecedem a Semana Nacional de Conciliação, promovida em todo o país entre 3 e 7 de novembro.

O atendimento especial está disponível em todas as unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30. O benefício é voltado a contribuintes com débitos de IPTU, ITU ou taxas municipais em atraso, inclusive aqueles que já tenham sido protestados em cartório ou tramitam na Justiça.

Segundo a prefeitura, o objetivo é facilitar a quitação de dívidas municipais e reduzir o impacto financeiro sobre famílias em situação de vulnerabilidade, ao isentar o cidadão do pagamento de custas processuais, despesas judiciais, honorários periciais e taxas de cartório.

A concessão da Gratuidade de Justiça segue o disposto nos artigos 98 a 102 do Código de Processo Civil (CPC), que garantem o benefício a quem comprovar insuficiência de recursos para arcar com as despesas do processo sem comprometer o próprio sustento e o da família.

Leia Também:  Operação contra extorsão e tráfico prende três em Goiânia

Para solicitar, é necessário apresentar documentos pessoais (RG e CPF ou CNH), comprovante de residência atualizado, comprovante de renda ou autodeclaração de hipossuficiência, além de outros documentos que o magistrado responsável possa exigir.

Os atendimentos serão realizados nos SACs do Centro, Cidade Administrativa, Parque Flamboyant, Vila Brasília, Veiga Jardim, Cidade Livre e Polo Empresarial, garantindo cobertura em todas as regiões da cidade.

Incentivo à conciliação

A ação reforça o compromisso da Prefeitura e do TJGO em estimular a cultura da conciliação e facilitar o acesso do cidadão à Justiça, reduzindo a judicialização de conflitos e incentivando a resolução amigável de pendências financeiras.

Ao oferecer a gratuidade das taxas, o município busca ampliar a adesão à Semana Nacional de Conciliação e permitir que mais contribuintes regularizem sua situação fiscal, contribuindo para o equilíbrio das contas públicas e fortalecimento da arrecadação municipal.

O post Contribuintes de Aparecida podem quitar débitos sem taxas judiciais até 31 de outubro apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade