Mabel lança programa Cidade Segura e Anuário Estatístico 2025 de Goiânia

mabel-lanca-programa-cidade-segura-e-anuario-estatistico-2025-de-goiania
Mabel lança programa Cidade Segura e Anuário Estatístico 2025 de Goiânia

publicidade

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), lançou nesta quarta-feira (22/10) duas iniciativas voltadas à modernização da infraestrutura e ao aprimoramento do planejamento urbano de Goiânia. O programa Cidade Segura, será uma ação descentralizada e permanente de retirada de fios irregulares, desenvolvido em parceria com o Ministério Público de Goiás (MP-GO), a Equatorial Energia e a Associação das Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicação e Internet do Centro-Oeste (Aspres).

O objetivo do Cidade Segura é reorganizar a fiação aérea da cidade, eliminando cabos soltos, baixos e clandestinos em postes de energia e telecomunicações: “Desde a campanha temos observado o problema dos fios. Fizemos o planejamento desde o início do ano, aplicamos mais de 300 multas, mas as empresas responsáveis não se mobilizaram. Agora criamos uma força-tarefa com a participação das companhias, do MP e da prefeitura. Nosso objetivo é uma cidade organizada e segura”, afirmou Mabel.

Nos primeiros 90 dias, o programa concentrará esforços nas principais avenidas de cada bairro. Segundo o prefeito, as empresas serão responsabilizadas pela manutenção contínua dos cabos e identificação das fiações, o que impedirá a atuação de provedores irregulares: “Vamos organizar bem e evitar acidentes. Goiânia sai na frente ao buscar uma solução para um problema que é nacional”, completou Mabel, destacando que o envio de um projeto de lei à Câmara é estudado caso as companhias não cumpram os acordos estabelecidos.

Leia Também:  Protestos por cortes nos subsídios aos combustíveis param vias na Bolívia

Foto: Secom

Atualmente, 108 empresas estão registradas na Equatorial, mas a Aspres estima que o setor de telecomunicações na capital tenha mais de 200 operadoras. Desde o início das fiscalizações, foram aplicadas 347 multas de R$ 20 mil a companhias que descumpriram normas de instalação e manutenção.

O programa também prevê o lançamento do Internet Legal, selo que reconhecerá empresas que atuam de forma regulamentada, e um aplicativo de geolocalização que permitirá à população registrar denúncias de fios irregulares com fotos e localização. Até o lançamento da ferramenta, os relatos podem ser feitos pelo número (62) 3524-1075, da Agência de Regulação de Goiânia, ou à Equatorial, pelo 0800 062 0196.

Mabel também apresentou nesta quarta-feira o Anuário Estatístico 2025 de Goiânia, que estava desatualizado desde 2013. O documento reúne informações atualizadas sobre aspectos demográficos, sociais, econômicos e de infraestrutura urbana, além de projetar cenários até 2033:

“Desde 2013 não tínhamos esses dados. O anuário é um observatório da cidade e uma ferramenta essencial para gestores, pesquisadores e empreendedores”, destacou o prefeito.

Leia Também:  Contribuintes de Aparecida podem quitar débitos com até 90% de desconto

Foto: Alex Malheiros

A secretária de Planejamento e Urbanismo Estratégico, Ana Carolina Nunes, explicou que o novo anuário oferece dados detalhados por bairros, antes inexistentes: “Esses indicadores são muito solicitados e fundamentais para o planejamento estratégico. É um presente para a população, que poderá acompanhar o desenvolvimento de Goiânia”, disse.

Com o Cidade Segura e o Anuário Estatístico 2025, a prefeitura de Goiânia consolida uma agenda de gestão voltada ao planejamento urbano com base em dados e segurança pública preventiva, reforçando a integração entre tecnologia, regulação e políticas de desenvolvimento urbano.

O post Mabel lança programa Cidade Segura e Anuário Estatístico 2025 de Goiânia apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.

Compartilhe essa Notícia

publicidade

Expresão Local
Resumo sobre Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a você a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.

Saiba mais lendo nossa Política de Privacidade