O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (UB), disse nesta terça-feira (14/10) que o governador Ronaldo Caiado deve permanecer no União Brasil, mesmo diante de especulações sobre ida para outro partido para garantir sua candidatura à Presidência da República em 2026. A possibilidade de saída de Caiado do UB passou a ser cogitada após o presidente nacional do PP, Ciro Nogueira, excluir o governador goiano da corrida presidencial ao defender o nome do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato da direita. União Brasil e PP formaram recentemente a federação União Progressista (Upb) e Caiado luta para ser o candidato dos dois partidos em 2026.
No domingo (12/10/2025), Ciro Nogueira afirmou que Tarcísio de Freitas pode ser o nome capaz de unificar a direita na eleição presidencial de 2026. Para Nogueira, a seleção do candidato deve considerar intenção de voto, rejeição e grau de desconhecimento entre eleitores, fatores que favorecem Tarcísio e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
“Na verdade nós fizemos um acordo – foi eu inclusive que selei esse acordo lá: se o Ronaldo Caiado atingir 10% até o mês de junho, ele vai ser o candidato da Federação. Se ele não atingir, ele tem o direito de escolher o vice, de indicar o vice, logicamente em acordo com os partidos, mas o direito de escolher o vice é dele”, disse Sandro Mabel.
“Então não tem exclusão dele [Caiado], não. Esse é o momento político em que o Ronaldo tem que capitalizar bastante em cima disso, aproveitar pra andar o Brasil todo, com dois partidos que são fortes, e nós tocarmos pra frente. De qualquer jeito isso vai ser bom pra ele na candidatura de presidente e se desenha como oportunidade, uma vez que a gente está vendo aí que talvez o Tarcísio não saia candidato. Então isso aumenta muito a chance do Ronaldo, que é um grande candidato e vamos trabalhar muito pra ele”, finalizou.
Mabel defendeu, ainda, a permanência da federação entre União Brasil e PP, já que, para ele, isso dá mais força ao bloco: “Eu convivo com os dois partidos. Acho que têm dois bons presidentes. Tendo condições de fazer um trabalho conjunto, sendo maior você é mais forte. Juntos, somos mais forte”, concluiu.
O post Mabel defende permanência de Caiado no União Brasil e federação com PP apareceu primeiro em Portal Notícias Goiás.












